×

Pesquisa da UFG aprimora tratamento de esgoto com processo químico

Estudo mostrou redução de 70% na turbidez do esgoto e de 52% na quantidade de matéria orgânica

fonte JORNAL UFG

Pesquisadoras da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizaram um estudo para melhorar o tratamento de esgoto sanitário, utilizando um produto químico como processo terciário, ou seja, para eliminar impurezas que ainda restam após os procedimentos tradicionais.

Os resultados indicam um avanço na remoção de poluentes e na qualidade da água que é devolvida para rios e mananciais. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Tratamento de Águas Residuárias (Labtar) do Instituto de Química (IQ), que é coordenado pelos professores Núbia Natália de Brito e Elias Yuki Ionashiro.

A pesquisa, realizada por Larissa Queiroz Silva no mestrado em Química, avaliou a eficiência de um tratamento complementar chamado Processo de Oxidação Avançada (POA), que usa o persulfato de sódio para quebrar e eliminar substâncias poluentes.

O estudo, orientado pela professora Núbia Natália, mostrou uma redução de 70% na turbidez da água após o tratamento químico. Além disso, a quantidade de matéria orgânica no esgoto caiu 52% no período de chuvas e 51% na seca, tornando o esgoto menos poluente.

Publicar comentário

You May Have Missed