×

ABVE vai excluir híbridos leves das estatísticas de eletrificação

posto de recarga de veículos elétricos
posto de recarga de veículos elétricos
posto de recarga de carros elétricos

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) informou que, a partir de janeiro, vai excluir de suas estatísticas de eletrificação os carros que utilizam o sistema MHEV (Mild Hybrid, híbrido leve ou micro-híbrido) caso eles não atendam a requisitos técnicos mínimos de descarbonização. “São os veículos híbridos sem tração elétrica e com motorização abaixo de 60V, a partir de janeiro de 2025, os MHEV não são mais classificados como veículos eletrificados pela ABVE Data, para efeito de acompanhamento da evolução da eletromobilidade no Brasil.” Informou o boletim da ABVE.

De acordo com o portal Mobilidade da UOL, a medida vai atingir os veículos hibridos da Fiat: o Fiat Fast Back Hybrid e Pulse Hybrid, entre outros modelos leves importados que tem alta taxa de emissão de CO2.

O ajuste no critério de classificação dos eletrificados pela ABVE Data decorre do entendimento de que a chegada ao mercado dos novos veículos híbridos MHEV de 12V, a partir de outubro de 2024, pode gerar uma distorção dos dados sobre o crescimento real da venda de veículos eletrificados no Brasil.

“Fizemos essa atualização nos critérios da ABVE Data para deixar mais claro ao consumidor e ao mercado em geral quais veículos podem efetivamente ser considerados eletrificados e quais não”, disse Ricardo Bastos, presidente da ABVE.

“Consideramos ser importante aprimorar a metodologia de classificação dos eletrificados no Brasil para dar uma informação mais fiel à realidade da eletromobilidade no Brasil, no interesse tanto do consumidor, quanto do mercado, governos e da sociedade em geral. Em nosso entendimento, os MHEV de 12V a 48V, que até o ano passado representavam uma parcela pouca expressiva do mercado, podem aumentar significativamente sua participação nos próximos anos, substituindo os similares a combustão, ainda que, a rigor, não possam ser considerados veículos eletrificados”, explicou o presidente da ABVE.

“Tornou-se imperioso separar rigorosamente quais veículos contribuem efetivamente com a eletromobilidade e quais não contribuem tanto. A mudança foi precedida de uma análise atenta da literatura internacional e das normas nacionais aplicáveis. Esse ajuste de metodologia visa trazer mais rigor e transparência aos números da ABVE sobre eletrificados, aproximando-os dos critérios internacionais em vigor, mas sem deixar de considerar as características específicas do mercado brasileiro”, concluiu Ricardo Bastos.

A partir dos números de janeiro, a ABVE Data passará a considerar como veículos eletrificados aqueles com motorização elétrica acima de 60V, com tração elétrica independente (ou seja, capazes de se movimentar somente com o motor elétrico por algum período do trajeto) e com uma contribuição significativa à redução das emissões de gás carbônico, quando comparados a um similar a combustão.

Com isso as tecnologias que serão consideradas pela ABVE para definir um veículo eletrificado serão:

  • BEV (Battery Electric Vehicle) – veículo 100% elétrico;
  • PHEV (Plug-in and Hybrid Electric Vehicle) – híbrido plug-in
  • HEV(Hybrid Eletric Vehicle) – híbrido sem plug-in
  • HEV Flex – veículos movido a etanol, gasolina e híbrido sem plug-in.
    e Veículo eletrico a célula de hidrogênio

Publicar comentário

You May Have Missed